Conheça os nomes completos dos personagens de Chaves. Foto: Reprodução

Roberto Gomez Bolaños revelou essa informação em seu livro “Sem querer” publicado em 2006

Muitas gerações cresceram assistindo El Chavo del 8 ou simplesmente ‘Chaves’ como é chamado no Brasil, a série de sucesso criada por Roberto Gómez Bolaños. Em meados da década de 1970, fez sua estreia na televisão mexicana, mas fez tanto sucesso que também foi transmitido em vários países do mundo. Essa história conseguiu conquistar o coração de milhões de pessoas.

Apesar de já se terem passado muitos anos desde a sua criação, este programa continua em vigor e sempre vêm à luz histórias desconhecidas, segredos ou anedotas que contam os atores que fizeram parte do elenco. Por exemplo, o próprio Chespirito havia revelado em seu livro Sem Querer (2006) quais eram os nomes completos dos personagens do bairro. Um fato mais do que interessante para os fãs desta série.

Chaves – Rodolfo Pietro Filiberto Raffaelo Guglielmi

Chaves – Rodolfo Pietro Filiberto Raffaelo Guglielmi. Foto: Reprodução

Rodolfo Pietro Filiberto Raffaelo Guglielmi era o nome completo do personagem Chaves , o menino de 8 anos, interpretado por Gómez Bolaños, chegou ao bairro depois de fugir de um orfanato. Ele morava em um barril, embora vivesse com os habitantes daquele lugar.

Chiquinha- Espergencia Valdés

Chiquinha- Espergencia Valdés. Foto: Reprodução

Chiquinha, uma das melhores amigas de Chaves e Quico, chamava-se Espergencia Valdés. A travessa menina com rabo de cavalo e casaco virado de cabeça para baixo foi interpretada pela atriz María Antonieta de las Nieves, que até agora continua a interpretar esta personagem popular. Recentemente, ele reconheceu que ganhava muito pouco com esse trabalho, já que era a Televisa que “explorava” os lucros.

Quico – Federico Bardón de la Regueira

Federico Bardón de la Regueira o Quico. Foto: Reprodução

Federico Bardón de la Regueira era o nome completo de Quico , o menino de bochechas infladas que usava terno de marinheiro e morava com a mãe, Dona Florinda. Carlos Villagrán se colocou na pele desse personagem inesquecível que teve conflitos com Roberto Gómez Bolaños e acabou saindo da série. O romance com Florinda Meza foi um dos motivos pelos quais não teve uma boa relação com o criador de Chavo.

Dona Florinda – Florinda Corcuera y Villalpando

Florinda – Florinda Corcuera y Villalpando. Foto: Reprodução

Outra personagem emblemática do bairro foi Dona Florinda, mais conhecida como mãe de Quico. Seu nome completo era Florinda Corcuera y Villalpando. Na vida real, a esposa de Bolaños . Na ficção, ela se apaixonou por Inocêncio Jitrafales, que todos conheciam como Professor Jirafales. “Ta, ta, ta!” Era a frase que dizia o professor do ator Rubén Aguirre quando se zangava com os alunos .

Seu madruga – Ramón Valdés

Seu madruga – Ramón Valdés. Foto: reprodução

No caso do Seu Madruga (Dom Ramón na versão mexicana), Gómez Bolaños não inventou um nome fictício, mas deixou-lhe o seu verdadeiro nome e apelido na ficção: Ramón Valdés. O pai de Chiquinha era temperamental e mesquinho, mas nobre, humilde e de grande coração.

Sr. Barriga – Zenón Barriga y Pesado

Sr. Barriga e Ñoño. Foto Reprodução

Além disso, na história da série Seu Madruga sempre deveu os aluguéis do Sr. Barriga , cujo nome completo era Zenón Barriga y Pesado . O ator Édgar Vivar não só se colocou na pele deste empresário, mas também interpretou seu filho, Febronio Barriga Gordorritúa , mais conhecido como Ñoño.

Em julho de 2020, todas as emissoras que exibiam o programa ‘Chaves’ no mundo inteiro tiveram que suspender a veiculação do seriado em suas grades de programação devido a impasses entre a Televisa e o Grupo Chespirito, titular dos roteiros dos episódios.